terça-feira, 24 de setembro de 2019

Centro de Estudos de Fronteira General Padilha divulga acervo online


Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 23/09/2019
O Centro de Estudos em Fronteira “General Padilha” (Cefront) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) agora está disponibilizando o acervo para pesquisa e consulta pública online. A retirada dos livros é proibida, mas a consulta no local é pública com a apresentação de documento de identificação. O Cefront surgiu através de um convênio entre o Comando Militar do Oeste - CMO (do Exército Brasileiro) que cedeu as instalações físicas e a UEMS criou o Centro de Estudos de Fronteira. A parceria existe desde 2015.
O Cefront localizado em Campo Grande abriga o Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER). O prédio cedido pelo CMO possui um amplo espaço físico de área construída, com estacionamento, bem como sala administrativa, cozinha, espaço para reuniões, sanitários, sala de aula, museu, acessibilidade por meio de elevador e uma biblioteca contendo mais de 3000 títulos de obras sobre fronteira, ações militares no Brasil e temas gerais.
O Centro de Estudos em Fronteira tornou-se ambiente que passou a desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de formação em temáticas relacionadas à fronteira, que já eram realizadas pelo grupo GEFRONTTER, em parceria com o Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço – CADEF, laboratório da UFMS, vinculado ao Campus de Aquidauana.
Dentre as atividades desenvolvidas em conjunto pelo GEFRONTTER e CADEF, podem ser citadas: 4 dos 7 seminários internacionais, “América Platina”, realizados desde 2006; Seminário sobre o Forte Coimbra; 4 seminários internacionais sobre a “Guerra da Tríplice Aliança”, realizados desde 2015; coordenação dos trabalhos do Zoneamento Ecológico Econômico de Mato Grosso do Sul ZEE/MS; Coordenação dos trabalhos do Zoneamento Ecológico Econômico de Campo Grande ZEE/CG: coordenação das atividades de rememoração dos 150 anos da Retirada da Laguna; Visita Técnica ao Forte Coimbra, além de atuar ativamente nas discussões sobre o projeto da Rota Bioceânica, desde a sua concepção até encaminhamentos mais atuais. Contribuição no evento do ministério da defesa e da escola superior de guerra "cenários de defesa 2040".
O Cefront está localizado na Rua Hermenegildo Pereira, 206 - Vila Bandeirante, Campo Grande – MS.
Mais informações na página de Facebook do Centro: https://pt-br.facebook.com/Cefront/

Nenhum comentário:

Postar um comentário