sexta-feira, 20 de setembro de 2019

UEMS curso de preservação e conservação de documentos


Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 17/09/2019
Nesta terça-feira (17), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou um curso de restauro e conservação de documentos e livros, ministrado pela Giani Maria Giacon, da Secretaria Estado de Educação (SED). O curso foi realizado no Centro de Estudos de Fronteira General Padilha (CEFRONT) e teve a participação de estudantes do Centro e do Laboratório de Acervos Pessoais Jundrich Trachta, ambos da UEMS.
Giani Maria Giacon, formada em História com especialização em Conservação, Organização e Acervo, explicou a importância dos meios de conservação e organização dos materiais teóricos para as próximas gerações. “O direito de acesso a informação é constitucional, dessa forma, quando organizamos e preservamos os livros e materiais de estudos, estamos ajudando as instituições públicas a garantir esse acesso a comunidade”, explicou Giane.
O curso foi organizado em duas partes, a primeira com o ensino de técnicas para executar o tramite de limpeza de fungos e conservação dos materiais, e a segunda com prática do que foi ensinado.
O professor, e assessor de Relações Interinstitucionais da UEMS, Mateus Boldrini Abrita, participou do curso e parabenizou a iniciativa do Laboratório de Acervos Pessoais Jundrich Trachta. “Fico muito feliz de receber uma professora tão renomada e alunos UFMS, UEMS e do CMO, juntos, com o interesse nos conhecimentos ministrados pelo curso, pois, assim conseguiremos atender ainda mais essa demanda aqui no CEFRONT, afinal são cerca de três mil livros, acredito que esse curso irá nos contribuir muito”, afirmou Mateus.
Colaboração de Ágahta Martins, estagiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário