segunda-feira, 3 de junho de 2019

Acadêmicos de Geografia da UEMS/Campo Grande fazem visita técnica ao IMASUL

http://www.uems.br/noticias/detalhes/academicos-de-geografia-da-uemscampo-grande-fazem-visita-tecnica-no-setor-de-licenciamento-ambiental-do-imasul-120805

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 27/05/2019
Acadêmicos do curso de Geografia (Bacharelado) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande, conheceram o setor de licenciamento ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL, que fica no Parque dos Poderes em Campo Grande. A visita técnica foi no dia 16 de maio e fez parte da aula de Avaliação de Impacto Ambiental.
A atividade envolveu acadêmicos do 3o Ano do curso e foi proposta e coordenada pela Professora Dra. Vera Lúcia Freitas Marinho, responsável pela disciplina de Avaliação de Impacto Ambiental. O objetivo da atividade era estabelecer contatos, conhecer as instalações e receber explanação sobre os instrumentos e procedimentos administrativos adotados pela Gerência de Licenciamento Ambiental no estado de Mato Grosso do Sul.
No local os acadêmicos foram recebidos pelo Gerente de Licenciamento Ambiental do IMASUL, Josemar Vieira de França, que apresentou a estrutura básica do órgão ambiental o qual possui como competência emitir as licenças de localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental. Também foi explanado sobre as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelos empreendedores no Estado de Mato Grosso do Sul.
Para a acadêmica Izabel dos Santos, a aula foi valiosa para complementar os conhecimentos teóricos “ foi fundamental para agregar o conhecimento acadêmico sobre a realidade de um possível local de trabalho e conhecer na prática como funciona o trabalho técnico da equipe do órgão ambiental estadual e nas extensões dos municípios”, relata Izabel.
Para a acadêmica Daniele M. Guimaraes a visita ao Imasul foi em boa hora, “ pude associar informações adquirida às nossas apresentações em sala e sem sombra de dúvida contribuiu no aprendizado pois enriquece o saber e colabora para um bom desenvolvimento do acadêmico”. “Eu acredito que a visita tenha contribuído para agregar um maior conhecimento”, afirmou o acadêmico Alessandro Brandão.
O acadêmico Gabriel Ítalo Martins dos Santos ressalta que a oportunidade esclareceu dúvidas sobre às normas técnicas utilizadas para a aprovação de um Licenciamento. “Vale ressaltar o uso de Leis não só estaduais, mas também federais e dos municípios fazem ser ainda mais complexa a necessidade da elaboração de uma Análise de Impacto Ambiental que atenda todos os âmbitos e também os interesses da sociedade como um todo", finaliza dos Santos.
O acadêmico Antônio Gean de Souza destaca que a partir da visita técnica teve mais contato com o processo de Avaliação de Impacto Ambiental, do ponto de vista da instituição governamental. “ Outra situação é sobre a abertura do mercado para os profissionais da Geografia, uma vez que há a descentralização do licenciamento ambiental para a esfera municipal, possibilitando a absorção dos profissionais em equipes multidisciplinares para atuarem nessa escala", finaliza.
Os estudos de licenciamento ambiental inserem-se no conteúdo programático da disciplina de Avaliação de Impacto Ambiental, a visita técnica apresenta-se como agregadora para a formação dos Geógrafos. As etapas de planejamento, a organização e a realização da visita técnica são compreendidas como procedimentos metodológicos que visam contribuir para associar os conteúdos teóricos das disciplinas ministradas no Curso e a integração com as práticas acadêmicas, imprescindível para a melhor qualificação dos profissionais da área.
Em anexo fotos da visita técnica ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL, Campo Grande/MS. (Aula de Avaliação de Impacto Ambiental em 16/05/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário